O orçamento é um plano financeiro que exige duas atitudes dos gestores, que comumente vemos em títulos de livros sobre o assunto: PLANEJAMENTO e CONTROLE.Planejar é a primeira atitude de uma empresa que deseja não somente melhorar, mas se manter no mercado. Para isso você deverá ser capaz de analisar a situação externa e interna da empresa. Em outras palavras: você precisa saber o que mudaram nos custos de ano corrente, o impacto da inflação da matéria-prima que a empresa utiliza, quanto vendeu ou prestou de serviços a seus clientes, e assim por diante. E internamente deve ser capaz de observar, via uma análise SWOT, a situação da empresa.
Posteriormente chegará a fase do controle. Mesmo que seja um empreendedor individual, você precisa controlar se está no rumo do que orçou anteriormente, sem dúvida exigindo maturidade frente as decisões e responsabilidades que estas trazem.Hoje vemos uma variedade de conteúdos sobre a educação financeira tanto pessoal, quanto profissional, no entanto, ao nos depararmos com uma situação adversa, tendemos a abandonar os planos. Um exemplo são as promessas que fazemos e não realizamos no decorrer do ano, ou aquele montante guardado para uma urgência ser usado sem qualquer parcimônia após uma situação de desgaste com a desculpa de merecê-lo, e assim por diante.Planejamento e controle são imprescindíveis para que o orçamento não seja apenas palavras e números em um papel, tornando-se um bom alicerce para um futuro promissor em termos de gestão de toda e qualquer empresa.
Fonte: adaptado de www.administradores.com.br – Antonio Marcos.